quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Dias agitados e sem receitas...

Como já tinha dito as receitas são mais difíceis quando se trabalha 12 horas por dia...

Hoje passei por cá enquanto tento adormecer a minha sobrinha, que decidiu que em vez de dormir devia fazer todas as gracinhas que conhece para me fazer rir, e se rir comigo, e assim não ter de adormecer!!!

Nos últimos dias percebi algumas coisas interessantes... Não têm muito que ver com culinária, mas com o dia-a-dia que todos temos que ultrapassar...

Aqui ficam brevemente mencionadas:

- Pode ser mais cansativo trabalhar horas num sitio em que se passam algumas horas sem NADA para fazer, do que ter mais trabalho durante todo o dia...

- Ser hospedeira afinal não tem nenhum tipo de glamour... Nunca imaginei que sofressem tanto em estar simplesmente em pé durante um dia inteiro a dar indicações (muitas vezes dispensáveis...)

- Os portugueses continuam com a mania de que deveriam ser especialmente bem recebidos em eventos internacionais que decorrem em Portugal, só porque são do país...

- As pessoas quando ouvem a palavra "chefe", "coordenador", "supervisor" (etc) em relação a si, têm uma reacção química qualquer no cérebro, que os torna pessoas... como hei de dizer... Violentamente embirrantes (para ser simpática!!!)...

E pronto... As minhas mais recentes descobertas, que me ocuparam o tempo em que preferia estar a experimentar receitas para postar aqui...

Volto quando tiver novidades...

domingo, 21 de setembro de 2008

Toda a gente gosta de bolachinhas

Fiz estas bolachinhas pela segunda vez... Da primeira vez ficaram muito doces. Desta vez, desde a minha mãe, ao provador de cá de casa e aos meus simpáticos vizinhos, todos, sem excepção, gostaram!

Por isso aqui ficam (e porque em inglês soa sempre melhor...)

Chocolate Chip Cookies

50 gr de manteiga vegetal
40 gr de azeite
30 gr de frutose
90 gr de açúcar amarelo
300 gr de farinha
300 gr de chocolate sem açúcar
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 colher de café de fermento
1 colher de café de sal
2 ovos

Pré-aquecer o forno a 190º.

Numa taça, misturar a frutose com a manteiga e o azeite. Bater até criar uma mistura leve e fofa. Adicionar o extracto de baunilha e os ovos um a um, batendo vigorosamente.

Peneirar a farinha com o fermento e o sal, envolver bem com a mistura líquida.

Quando a massa estiver completamente uniforme deitar os pedaços de chocolate partido em bocadinhos (reservar alguns dos pedaços mais pequenos para decorar), e envolver novamente.

Com as mãos, fazer bolinhas de cerca de 5cm, e espalma-las levemente numa forma com papel vegetal, deixando algum espaço entre elas.
Decorar com as raspas e levar ao forno cerca de 12 minutos.

(não tenho as fotos só das bolachas, por isso fica esta... Os muffins também ficaram óptimos!!!)









Muffins para o chá da tarde...

Neste caso não os fiz para o lanche, mas sim para levar para o trabalho...
São rápidos, saudaveizinhos, e deliciosos!!!

Pela primeira vez vou mandar uma receita para fora deste blog... O desafio deste mês da Leila e da Cris




...pareceu-me completamente irresistível... Ainda por cima estava impaciente por experimentar as minhas novas formas de silicone!!!

Portanto... Aqui vai:

Muffins de Chocolate e Nozes

Para 10 muffins

150 gr de manteiga vegetal, à temperatura ambiente
30 gr de frutose
50 gr de chocolate em pó (sem açucar)
40 gr de nozes descascadas
100 gr de farinha com fermento
2 ovos grandes

Pré-aquecer o forno a 180º.

Numa taça, misturar a frutose com a manteiga, e bater até criar uma mistura leve e fofa. Adicionar os ovos um a um, batendo vigorosamente.

Peneirar a farinha e o chocolate, envolvendo sem bater muito.
Deitar as nozes partidas em bocadinhos (reservar um pouco para decorar), e envolver novamente.

Colocar uma colher de sopa da massa em formas (de preferência de silicone), até cerca de 2/3 da capacidade.
Decorar com as nozes partidas e levar ao forno cerca de 12 minutos.




E já está!!!! Por cá todos gostaram muito!!!


Bom Apetite!

sábado, 20 de setembro de 2008

Ao trabalho...

Parece que é desta que o trabalho começa e a serio!!! Primeira semana como hospedeira de eventos já começou... Sim... Eu disse lá para trás que sou de cinema, mas por enquanto é o que se arranja...

Primeira experiência CCL conferencia de cuidados intensivos... 4500 médicos e enfermeiros... 60 hospedeiros.... Wow!!!! è mesmo para começar em grande!!!

Espero mesmo assim conseguir dar noticias...

Para aumentar a expectativa digo já que próximo post talvez seja cookies de chocolate!!!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Séries... rápido!!!!!

No ultimo post esqueci-me de dizer que passei as férias com um quase angustiante desejo de voltar a ver as minhas séries preferidas...
Pois bem... A ressaca está prestes a terminar, porque a maioria das grandes séries que distraem as noites, voltam este mês!!!!!

...E vou contar um segredo... Já vi os primeiros 2 episodeos do Californication... Promete!!!!

Depois das férias

De volta ao mundo real... Das férias trouxe novas receitas para experimentar, e recordações de visitas a pequenos sítios que nos deslumbram com um fantástico gelado caseiro.

Da aldeia dos meus avós, onde se passa o dia à volta da mesa, voltei com lembranças de infância, quando a minha tia me deixava no pátio da sua casa, arrancar folhas à videira e cortá-las "em caldo verde" para uma caneca de metal, pintada de verde, que estava sempre guardada à minha espera. Isto, claro, enquanto ia depenicando nas uvas!

Este ano as uvas estão más... Pelo menos foi o que disse o meu avô, porque das da sua videira ainda não nos deixou provar... As folhas... Essas continuam a ser muitas, e eu ri-me quando a minha sobrinha com apenas um anito, já as tenta alcançar... Talvez o "caldo verde" fingido se torne uma tradição familiar!!!

Cheguei à conclusão que no Algarve os doces são bem mais doces que em Lisboa... Não sei exactamente porquê...

E pronto... Estou de volta, à espera de começar a trabalhar... (não em cinema como já era de prever...), e de vez em quando espero conseguir por umas receitinhas por aqui!

Bom inicio de ano para todos os que já regressaram de férias!