segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Gelado de Limão e Hortelã

Estou sentada à frente do computador à espera que a sorveteira acabe de bater o gelado... Não resisti a provar, e embora ainda um pouco liquido, de sabor está fantástico!!! É verdade que eu sempre adorei gelado de limão... Mas está mesmo bom!!!

5 limões
2 limas
150g de açúcar branco
100g de açúcar amarelo
1 ramo de hortelã
uma barrinha de chocolate
500ml de natas vegetais (frias)

Raspam-se os limões e as limas (muito finamente para não ser desagradável no gelado, e sem raspar a parte branca para não ficar amargo)
De seguida espremem-se para um pequeno tacho. Leva-se ao lume o sumo com as raspas e o açúcar até ferver e o açúcar derreter.
(Pode utilizar só açúcar amarelo, diminuindo um pouco a quantidade porque este torna-se mais doce)
Quando levanta fervura tira-se do lume e juntam-se algumas folhas de hortelã.
Reserva-se até arrefecer.

Quando a mistura já estiver fria tiram-se as folhas de hortelã, batem-se as natas até ficarem firmes, e junta-se ao preparado anterior. Mistura-se bem e coloca-se na sorveteira.
Antes do gelado ficar demasiado espesso juntar as raspas de chocolate.

Mesmo com sorveteira alguns gelados têm de ir ao congelador depois de feitos, para ficarem mais consistentes. É conveniente tapar o recipiente que for ao frio.
Funciona melhor com película aderente do que com uma tampa, para se poder colocar em contacto com o gelado, de modo a que não fique espaço entre o gelado e a película. Deste modo não cria cristais de gelo.

E pronto... O meu agora está no congelador... Já sei qual vai ser a sobremesa depois de jantar!!!

Bom apetite!

Sem comentários: